sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Conhecida como Vovó do Pó, ex-traficante se converte e vira missionária

28 de dezembro de 2012 - 18h43min
. Conhecida como Vovó do Pó, Leida Gabriel Batista é uma ex-traficante, convertida ao Evangelho e hoje, testemunha da transformação que a Palavra proporciona.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTAR O TAMANHO
Hoje, Vovó de Deus, faz visitas em penitenciárias levando a mensagem do Evangelho
.
Após se envolver com as drogas aos 7 anos, passou a traficar aos 12, e no auge de seu envolvimento com o submundo do tráfico, chegou a comandar oito pontos de venda de drogas em Belo Horizonte.
.
Hoje, aos 60 anos, a Vovó tem na história uma passagem pela cadeia, onde cumpriu pena por tráfico de entorpecentes, porte de armas, formação de quadrilha e tentativa de homicídio.
.
Leida Gabriel Batista foi acompanhada pela reportagem do jornal Estado de Minas, num culto de jovens da Igreja Batista da Lagoinha. A repórter Sandra Kiefer relata que o público vai do desdém – ao ver uma senhora de coque e cabelo grisalho – ao delírio – com as histórias alucinantes da antiga Vovó do Pó: “Não é lero-lero de Jesus, não! Já cachimbei maconha com pedra, com cinza, com tudo o quanto há. Passava três, quatro dias sem comer, escornada em cima de uma cama”, afirma Leida.
.
Agora missionária, visita penitenciárias onde ministra palestras de conscientização aos detentos e fala numa linguagem simples e direta, de igual para igual: “Digo a eles que Jesus não vai ficar parado esperando que larguem o treszoitão (revólver calibre 38). Explico que passarinho parado ou é estilingue ou é gaiola. E que com eles é a mesma coisa, ou morrem no tráfico ou vão para a cadeia. Peço para lembrar quantos colegas deles já desceram a sepultura enquanto eles estão seguros dentro da prisão. E termino citando João, capítulo 8, versículo 32: ‘E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará''.
.
Leida vive com simplicidade, numa favela conhecida como São José, no bairro das Neves. Vive com um salário mínimo, que recebe de aposentadoria especial por ser dependente de remédios controlados, e paga R$ 250,00 de aluguel num barracão de três cômodos. A antiga traficante conta que muitos não acreditam que tenha se convertido, e relata um episódio ocorrido em 2001: “O médico que me acompanhava brincou comigo: ‘Meu Deus, agora ela enlouqueceu de vez. A Vovó do Pó virou Vovó de Deus?’'.
.
A missionária relata que a desconfiança da família ainda existe, porém tem lidado com isso e superado as barreiras: “O meu [filho] mais velho me chama de mãe e o mais novo de Leda. Eles ainda não deixam meus netos sozinhos comigo. De vez em quando, consigo fazer uma comidinha especial ou cortar o cabelo de um deles. Se eu soubesse antes que era tão bom andar assim…”, imagina.
.
Segundo ela, de agora em diante o passado ficou para trás: ““Vovó do Pó, não! Baiana, não! De hoje em diante, exijo ser chamada por meu nome de batismo: Leida Gabriel Batista, a seu dispor”, diz a mulher transformada.
. Por Tiago Chagas/Gospel +  |  Jornal Sobrenatural
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário