domingo, 3 de outubro de 2010

Tarso é eleito no primeiro turno governador do Rio Grande do Sul

03/10 - 19h29

Fogaça e Yeda não obtiveram votos suficientes para levar a disputa para o segundo turno


Na segunda eleição em que disputa para o governo do Estado,Tarso Genro (PT) foi escolhido, neste domingo, como o novo governador dos gaúchos a partir de 1º de janeiro de 2011. Eleito no primeiro turno, o petista trouxe como principal proposta de campanha um melhor relacionamento com o governo federal, na hipótese de Dilma Rousseff ser eleita presidente.


Ancorado pelos oito anos no governo Lula, do qual foi ministro do Desenvolvimento Econômico e Social, da Educação, da Secretaria de Relações Institucionis da Presidência e, por fim, da Justiça, Tarso chegou à vitória depois de uma arrancada fulminante nas últimas semanas de campanha.

— Em primeiro lugar, esta colocação é fruto do governo do presidente, muito bem aprovado inclusive aqui no Estado. O fato de eu ter sido ministro deste governo também ajuda muito. E Dilma morou aqui, tem raízes aqui. Isso muda — disse Tarso.

Na entrevista, o próximo governador gaúcho disse que se surpreenderia se a eleição no Estado fosse para o segundo turno, já que as pesquisas apontavam grande superioridade sobre José Fogaça (PMDB). Com a vitória, Tarso chega a um cargo para o qual já concorreu em 2002, quando foi derrotado no segundo turno por Germano Rigotto (PMDB). Na ocasião, o candidato concorreu após vencer uma prévia acirrada com o então governador Olívio Dutra. Neste ano, o caminho para a candidatura dentro do partido foi bem mais tranquilo.

Natural de São Borja, o advogado Tarso Genro também foi prefeito da Capital por duas gestões (1993-1996 e 2001-2002), e torce pelo Internacional.

Créditos: ClickRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário