domingo, 10 de outubro de 2010

Últimas notícias direto da mina San José, no Chile

10/10 - 22h51

Apesar da comemoração, ministro alerta que há "longo caminho" até resgate de mineiros

Na manhã de sábado (09), perfuradora alcançou o refúgio onde trabalhadores estão presos


O ministro da Mineração chileno Laurence Golborne confirmou no sábado (09) a chegada da broca de perfuração até o local onde estão os mineiros presos na jazida de San José, norte do Chile, às 8h05min (9h05min de Brasília), mas advertiu que ainda resta muito trabalho a fazer:

— Ainda resta um longo caminho a percorrer e precauções a serem tomadas — indicou, acrescentando que os mineiros "estão muito tranquilos, mais tranquilos do que a imprensa".

— A perfuradora T-130, uma das máquinas que trabalhava no resgate, completou sua meta de perfuração e alcançou o ponto onde os mineiros estão.

— Tudo foi feito de maneira controlada, com uma câmera, ao mesmo tempo em que os mineiros, lá embaixo, iam indicando o caminho ao operador da perfuradora — relatou.

— Foram 33 dias de perfuração para resgatar 33 mineiros — disse o ministro.

Concluída a escavação do duto, a máquina será desmontada; em seguida, uma câmera de vídeo será introduzida para avaliar a situação das paredes do duto. Com esta informação, as equipes definirão se o caminho será revestido com tubos metálicos ou não, ou se será apenas revestido parcialmente, explicou. Dependerá desta decisão a data prevista para o início do resgate dos mineiros, presos desde 5 de agosto.

— Vamos continuar suspendendo as brocas, e isso vai levar umas seis horas, pelo menos. Depois, vamos introduzir uma câmera para revisar o duto com cuidado, e isso vai tomar mais algumas horas — explicou Golborne, destacando que no fim do dia dará mais informações sobre como o trabalho prosseguirá.

Segundo o jornal chileno Emol.com, logo após a perfuradora chegar ao refúgio, familiares dos trabalhadores correram, emocionados, para alcançar as 32 bandeiras chilenas e uma boliviana que representam os homens abaixo da superfície.

















Operador abre uma garrafa de champanhe para celebrar













Parentes dos mineiros comemoram após uma das perfuradoras alcançar o refúgio.














Operários comemoram com o sucesso da perfuradora ter chegado ao local onde estão os 33 mineiros













Homem fantasiado de palhaço e com a bandeira chilena, comemora com um repórter

Créditos: AFP e Zero Hora
Imagens: Francesco Degasperi e Ariel Marinkovic - AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário